terça-feira, 1 de junho de 2010

FIFA WORLD CUP 2010

GRUPO C









Este grupo tem um favorito absoluto para o ganhar, a Inglaterra. Embora possa ter alguma dificuldade logo no primeiro jogo ante os Estados Unidos, a liderança deste grupo C está entregue.

A selecção inglesa vai para o mundial com alguma incerteza na baliza, Joe Hart parece ainda ser jovem demais para estas andanças, Robert Green apesar de já ter 30 anos, não tem muita experiência a este nível (apenas tem 10 internacionalizações) sobra, David James, que dizer deste jogador, quase na casa dos 40, amado por uns odiado por outros, tem juntado boas a péssimas exibições desde sempre. Advinha-se tarefa dificil para Fabio Capello. Na defesa, meio campo e ataque não haverá muitas duvidas, Rio Ferdinand e John Terry no centro da defesa, no meio campo Gareth Barry deverá ter lugar garantido juntamente com o Steven Gerrard e Frank Lampard, no ataque haverá uma torre, Emil Heskey ou Peter Crouch com Wayne Rooney. Esta Inglaterra pode ir longe, é sem dúvida uma grande potencial vencedora.

Os Estados Unidos poderão ser a segunda selecção deste grupo, na baliza Tim Howard parece dar alguma tranquilidade, na defesa jogadores com Ogushi Onyewu e Jonathan Spector jovens mas com muito valor, no meio campo, Clint Dempsey, London Donovan ambos jogaram em Inglaterra esta época (Donovan a titulo de empréstimo no Everton) são dois jogadores acima da média, bem como o avançado Jozy Altidore, grande jogador, rápido, ágil e eficaz. Penso que se jogarem ao seu nível, não terão problemas de maior face aos restantes adversários.

A Argélia depois de uma disputa com o Egipto para a qualificação, que mais parecia uma guerra que um jogo de futebol, chega a este Mundial com poucas hipóteses de se qualificar para a proxima ronda. Na Baliza um guarda-redes com experiência mas que nunca jogou noutro campeonato que não o argelino, Lounés Gaouaoui, na defesa Belhadji e Halliche serão os jogadores mais conhecidos, apesar de Yahia ser neste momento o mais famoso, pois marcou o golo que deu a qualificação ao argelinos. Uma curiosidade, tanto Belhadji como Yahia jogaram pela selecção francesa de sub 21. No meio campo o ex jogador do Benfica Yebda e o ex jogador do Marselha Ziani dão alguma garra e fantasia respectivamente, na frente Saifi é o jogador com mais golos dos 23 eleitos. Não me parece que esta selecção tenha muito futuro neste mundial.

A Eslovénia tem um caso peculiar, na baliza foram convocados os dois irmãos Handanovic, Samir e Jasmin, sendo que o primeiro deverá ser titular. Na defesa uma torre, Bostjan Cesar, e um poderoso lateral esquerdo Bojan Jokic, ambos vão jogar em Itália para o ano. No meio campo o jogador do Nacional da Madeira Pecknic e Valter Birsa destacam-se dos demais, na frende do ataque um jogador que aprecio bastante apesar de jogar no modesto Bochum, é ele Zlatko Dedic, parecido na minha opinião a Dzeko jogador bósnio, de realçar que este Dedic nasceu também na Bósnia Herzegovina.

Parece-me evidente que a Inglaterra vai ser primeira neste grupo, os Estados Unidos, poderão ter algumas dificuldades até porque o primeiro jogo é justamente com os ingleses, e se uma das outras duas selecções ganhar o seu jogo serão logo 3 pontos em atraso. Argélia e Eslovénia vão ter de suar muito, mas no mundial nunca se sabe.

Previsão GRUPO C

1º Inglaterra
2ºEUA
3ºEslovénia
4ºArgélia